Mighty Blade




Vamos falar agora de um jogo chamado Mighty Blade (antes de continuar a leitura, baixe logo o PDF dele AQUI), desenvolvido inicialmente por Tiago Junges. Agora, em sua terceira edição, conta a coautoria de Domênico Gay e Luciano Abel.

Lembro de ouvir falar sobre esse jogo na minha volta ao RPG (idos de 2013) e o quanto esse jogo possuía grupos de jogadores que cresceu no hobby ao seu redor. Pesquisando a respeito sobre o jogo, descobri que produziam uma revista para o mesmo, e nelas eram publicados textos que o evoluíam, trazendo regras alternativas e recursos para mestres e jogadores.

A última edição foi publicada em 2017 e agora o livro básico inclui descrições sobre povos de um cenário criado para o jogo. O nome do cenário é Drakon e as raças que o diferenciam são Aesir, Faens, Faunos, Firas, Jubans, Levent, Mahoks e Tailox. Também são encontradas raças típicas de fantasia medieval, como elfos e anões.

Uma das artes do livro
Essa incrível variedade de raças deve divertir bastante os jogadores, abrindo possibilidades interessantes de interpretação. O livro básico conta com 10 classes, então as possibilidades ainda são mais realçadas em sua diversidade.

Friso que não é um jogo que tenha jogado, mas posso passar as impressões que tive ao passar os olhos pelo livro (em vários pontos li com mais detalhismo) é que ele é um sistema com características ao sistema d20, sem no entanto o ser. Por exemplo, ele possui apenas quatro atributos: Força, Agilidade, Inteligência e Vontade; O conceito de Habilidades são incluem apenas coisas como perícias, mas envolvem também o que costumamos conhecer como talentos, vantagens e magias.

O jogo também conta com o conceito de nível, ou seja, quando o personagem evolui, sua evolução é representada por níveis. O que o permite evoluir (os níveis) são os pontos de experiência atribuídos ao personagem pelo mestre de acordo com os seguintes modos: ao vencerem desafios (o desafio XPs relacionados), avaliando interpretação ou livre, ou seja, a cada aventura concluída o grupo avança o nível. O que é o mesmo que dizer que os XPs são ignorados.

A diagramação me parece funcional e agradável. As artes do livro são boas e passa uma ideia de jogos antigos, com estilo típico em traços e cores.

A terceira edição conta com os seguintes suplementos: Guia do Heroi, Monstrum Codex e Guia de Tebrin. Os PDFs do livro são gratuitos, então para você que está curto de grana, é só baixar e mandar imprimir para levar para sua mesa de jogo. Se puder pegar os livros físicos, melhor ainda. Atualmente o livro básico custa R$ 40,00.

Por fim, para os jogadores que forem participar da mesa de Mighty Blade, vão encontrar um jogo com regras simples e com mecânicas e conceitos próximos do que a maioria conhece.

Como último comentário, conheça outros jogos da Coisinha Verde. Você pode gostar de muita coisa.

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