Déloyal

Déloyal é um jogo publicado pela editora Pensamento Coletivo mas desenvolvido dentro do Lampião Game Studio, um coletivo de criação de jogos analógicos. Seus autores são Rafão Araújo e Jorge Valpaços.

A ideia desse jogo é rodar aventuras pulps em cenários onde existam uma força invasora e células de resistência. Os protagonistas farão parte de uma dessas células. As sessões de jogo transcorrem alternando cumprimento de missões e momentos mais calmos, cotidianos, onde os protagonistas vivem uma vida normal em meio aos invasores.

O cenário padrão do jogo é uma Paris fictícia (Déloyal) invadida e ocupada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo é libertá-la, realizando missões que minem os pilares que sustentam o império invasor na cidade.

Nada impede que você crie novos guias de campanha (como são chamados os mini-cenários com suas regras próprias comumente criadas em conjunto entre narradores e jogadores) para rodar aventuras em cenários completamente diferentes. No site do coletivo, por exemplo, podemos encontrar exemplos dos mais variados cenários para você colocar na mesa.

O sistema de regras do jogo chama-se L'Aventure. Você verá esse sistema no Arquivos Paranormais de Jorge Valpaços que foi lançado posteriormente pela Avec Editora.

Você pode adquirir o jogo na loja da Pensamento Coletivo.

Comentários

  1. Gostei da ideia do cenário, porém queria saber da mecânica e como ela trabalha. Próxima vez coloca pelo menos a ficha do personagem, isso ajuda um pouco a entender o sistema e como ele se relaciona com a narrativa de conspiração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! A ausência de mais detalhes do jogo deve-se ao tempo exíguo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mighty Blade

Apresentação das Mesas

Jogando o que produzimos